Sunday, July 23, 2006




BIOGRAFIA DE
RENATO DE LIMA MARTINS PEREIRA

Nascido em Manaus - Amazonas - Brasil em 18 de Julho de 1945, vive em Portugal desde os 5 anos de idade.
Apesar de ser deficiente da fala e do ouvido, frequentou o Curso de Pintura na Escola de Artes Decorativas António Arroio. Desde o ano de 1966 que desempenha as funções de desenhador em trabalhos para a elaboração de projectos de cosntrução civil na Fundação Calouste Gulbenkian, onde recolhe muitas amizades entre colegas. No ano de 1976 inicia uma actividade artística, ocupando tempos livres, revelando desde logo invulgares aptidões artísticas. De uma personalidade forte, e persistência e o gosto deram incentivos para uma procura de manifestações através de desenhos a lápis, carvão, aguarela, guache e óleo, trabalhos que logo se fizeram notados no meio artístico. já expôs colectivamente na Galeria da Associação Cultural de Surdos da Amadora desde 1986 e na Galeria joão Hogan da voz do operário em Fevereiro de 1990, tendo aqui recebido um prémio anual de artes plásticas - Título de participação. O figurismo, vertente máxima da sua já vasta obra, tornou-o um apaixonado da pintura, imprimindo nas suas obras algo que nos chama e atrai. A forma, a côr e o desenho que Renato Pereira nos revela nos seus trabalhos é algo de muito valor.
Foi escrito pelo Manuel Roquette de Mello Campello (Arquitecto).

A Minha Pintura

Tem raizes artísticas, que se o originam na "Abstração Moderna Figurativa" consoante as suas ideias heterogéneas e heteromorfas variavelmente coloridas aplicando-se sobre os temas diferentemente críticos.
Mais que tudo - só o figurismo o tornou um apaixonante em causa, e nesta perspectiva de exibicionismo pictural o influi na questão.
Eis o album de fotos, abaixo mencionadas, que são respectivamente os quadros a aguarela com técnicas mistas e a óleo , como verdadeiramente se tornou a minha paixão pela arte.
NOTA:
Quer participar com grupo dos artistas surdos em futuras exposições?
Contacte-me por comentários ou via mail


5 comments:

@Memorex said...

Fico agradavelmente surpreendida pela sua grande beleza artística, as tonalidades coloridas pautam na singularidade das cores vivas e suaves...!

volterei com muito gosto.

Um abraço
carinhosamente Memorex

Renato Pereira said...

Em resposta ao seu belo comentário, que muito me admirou, emocionou e elogiou calorosamente sobre o bom desempenho das minhas obras artísticas! Acima de tudo, fico-lhe muito agradecido!!!
Um abraço cordial
RPereira

AnaCB said...

Olá Renato. Fiquei simplesmente maravilhada com tanta simplicidade e profundidade na tua pintura.
Gostei muito de te revisitar, agora também neste teu pequeno cantinho.
Voltarei para ir vendo as novidades.
Um grande beijinho da tua prima Ana

renato gomes pereira said...

Parabens ao meu homónimo

@Memorex said...

O seu Blog está parado, porque será?

Dá-lhe continuidade através de palavras salpicadas ao sabor do vento.

Devolve-lhe as pinceladas que ela merece, mostra que afinal a Surdez é um mundo multifacetado na sombra do silêncio.

Beijo.
Carinhosamente Memorex.